Cientistas explicam porque ser o Homem-Aranha é impossível

Cientistas explicam porque ser o Homem-Aranha é impossível

0 815

Quem nunca sonhou em ser super-herói? Ter super poderes, voar como o Superman, escalar paredes como o Spiderman

Se existe uma coisa que é consenso na Ciência é que toda evolução tem que operar dentro de certos limites físicos.Tamanho é um desses limites, e é a razão por que certos características funcionam para alguns animais e outros não. Uma dessas características é a cobertura aderente que as extremidades de várias espécies de animais possui  uma característica que evoluiu independentemente em diversas espécies, incluindo anfíbiosrépteis e mamíferos. Mas se a cobertura aderente é tão útil, por que não vemos nos animais maiores, como, por exemploos seres humanos? Mas porque eu não posso escalar paredes,  me grudar nelas como uma aranha?

A resposta é muito simples: como uma espécie, os seres humanos são muito grandes. Em um estudo publicado na revista cientifica “PNAS” esta semana, os biólogos do departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge  explica que quanto maior é um animal, maior é a proporção da sua área superfície do seu corpo que precisaria ser aderente para se sustentar em uma parede. Em resumo, se você é grande, seus pés pegajosos deveriam ser muito maiores.

Assim, para um animal pequeno como uma formiga, apenas 0,09% da área de superfície da criatura precisa ser aderente para que permita subir nas paredes. Para uma lagartixa, esse percentual sobe para 4,3%, já para um ser humano, a área estimada necessário é de 40% (quase metade do corpo) ou 80% se você estiver usando apenas metade do seu corpo como um adesivo.

padscalingpress.0
Os seres humanos precisam de um sapato com sua superfície aderente de tamanho 114 (medida EUA)  para caminhar em PAREDES.
O cerne da questão é que o volume ea área de superfície de um animal a não aumentam na mesma proporção. Como os animais ficam maiores, a relação da área de superfície para volume diminui. “Isso representa um problema para os maiores animais que escalam”, diz David Labonte, um autor sênior do mesmo departamento. “Porque, quando eles são maiores e mais pesados, eles precisam de mais poder de aderência , mas eles têm comparativamente menos superfície corporal disponível para pés aderentes”. Labonte diz que isso significa que há um limite natural para o tamanho de um animal ter a capacidade de subir em paredes, como uma lagartixa, por exemplo.

É amigos ser o Spiderman pelo menos para a ciência,  só é possível mesmo na nossa imaginação.

Fonte: The Verge